Hoje é Qui Set 09, 2010 9:49 am

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 2 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Diecast Connection Entrevista Sérgio "Big Be@r" Marinho
MensagemEnviado: Sáb Mar 06, 2010 10:32 am 
Fuçador de gôndolas

Data de registro: Qua Fev 17, 2010 4:59 pm
Imagem

O site Diecast Connection teve a honra de conhecer e entrevista o colecionador de miniaturas, blogueiro e dono do Blog do Big Bear, um dos maiores blogs sobre assuntos relacionados a miniaturas e carrões, Sérgio Marinho, tivemos a honra de conhecê-lo em São Paulo durante a queima de estoque da Semaan e conseguimos entrevista-lo para o Diecast Connection, com a palavra Sérgio "Big Be@r” Marinho.

Sérgio é uma honra ter você como entrevistado no site Diecast Connection, vamos começar querendo saber como começou o seu amor por miniaturas e desde quando você coleciona?

Icaro, a honra é toda minha por ser entrevistado pelo Diecast Connection, um blog que faz um trabalho sério voltado ao público colecionador de miniaturas, ao contrário do Icaro mitológico que colou suas asas com cera e ao chegar perto do sol a cera se derreteu e despencou, o seu blog tem alicerce, conteúdo e forma, é forte e crescerá cada vez mais rumo ao sucesso, pois você assim como eu, se preocupa em passar informações reais e ajudar aos novos colecionadores, não é como um ou outro blog de Hot Wheels que existe no mercado que ao invés de se preocupar em fazer um bom trabalho (e consequentemente subir no ranking, tendo mais visitas), se preocupa apenas em atacar o trabalho sério de um co-irmão como eu ou você.

O meu amor pelas miniaturas começou desde a tenra infância, quando ganhava modelos Matchbox de meus pais, naturalmente brincava com os carrinhos, aos oito anos de idade, comecei a ver os mesmos com “outros” olhos, admira-los, e comecei a guardar e “cuidar”, me vejo como colecionador desde então.

Imagem

Você possui quantas miniaturas na sua coleção, qual é o foco dela e como você mantém o controle das miniaturas que você tem para não comprar peças repetidas?

Isso é um segredo de estado que vou revelar a você. Tenho atualmente cerca de 13.000 modelos distintos, isso por que me desfiz de muita coisa, quando decidi colecionar por temas, cheguei a possuir mais de 22.000 miniaturas e a coleção ficou “inviável” por falta de espaço, adquiria tudo que eu gostava, hoje só adquiro miniaturas na escala 1/64 e só foco no temas que eu gosto: Drag Bus, Drag Truck, Panel, Ford 56, Pick Ups em geral, Batmobiles, miniaturas com temas relacionados à Marvel Comics, (Homem Aranha, Capitão América, etc., Hanna Barbera como Scooby Doo, cinema como 007, Austin Powers, entre outros) caminhões em geral, muscle cars, metropolitans, adoro M2 e Greenlight, a série Black Bandit faço todos, assim como os muscles da M2, embora não goste de Johnny Lightning, faço toda a série Dukes of Hazzard, por ser uma série de um seriado de TV dos anos 70, além da beleza e semelhança com os originais do filme.

O controle esta na mente, não tem nada catalogado, por absoluta falta de tempo, mas a memória não falha, eu olho para a miniatura e sei se a possuo ou não.

Imagem

Eu vi no seu profile do Orkut que você possui muitos dos sets mais procurados por colecionadores, como você conseguiu tantas peças assim?

Quando morei na América do Norte fiz muitos amigos por lá, alguns são colecionadores, muitos desses sets eles mandaram para mim, quando tenho possibilidade vou às convenções por lá realizadas, em último caso compro pelo Ebay.

Imagem

A sua coleção é muito vasta, como você a mantém? Como você a organiza? dentro ou fora do blister?

Antes eu abria, agora com ela se tornou extremamente numerosa guardo todas as novas aquisições lacradas.

Qual foi a miniatura ou set mais difícil de ser encontrado? E como foi para conseguir ela?

A mais difícil, não de ser encontrada, mas de conseguir (e não é tão rara) foi a da convenção de Cincinatti que aconteceu em 2000, por que tive que disputar “a tapa” com os colecionadores de lá, muita gente querendo a mesma miniatura, fui para o par ou impar nas três últimas unidades, só consegui ganhar na última, sem duvida foi a mais “suada” (um Ford Delivery 32 com rodas de borracha, fabricado especialmente para a convenção), recentemente adquiri mais um modelo semelhante, mas sei qual é o da convenção e qual eu peguei agora.

Imagem

Você possui alguma marca que gosta mais? Qual seria ela e o por quê?

Embora eu seja um fã incondicional de Matchbox e gostar muito também de Hot wheels, as “atuais” são M2 e Greenlight, pela sua qualidade que superam as rivais, e atualmente são as que mais procuro.

Eu vi que você tem muitas Chevy Panels, existe alguma que você não possua e que esteja atrás?

A que eu mais gosto é a Troy Lee, são dois modelos distintos de baixa tiragem, um já está em minha garage, a outra ainda não possuo, esta estou “correndo atrás”.

Imagem

Quais são as cinco miniaturas mais importantes segundo seu ponto de vista?

* A Panel da Convenção do Japão. (Tenho)
* A fabulosa Drag Bus The Grinch Bus Hot Wheels, customizada pela Execution Kustoms (foram fabricadas somente 20 unidades), fiz uma postagem sobre ela no meu blog.
* O M2 -1970 Oldmobile da 2009 Diecast Convention (foram fabricadas somente 60 unidades) (Tenho)
* A Drag Bus 13 TH, (Tenho)
* A Fiat Idea 1/64 da Norev, só distribuída no mercado do leste europeu (Tenho).

Não necessariamente nesta ordem.

Imagem

Esse ano a Mattel parece que está com tudo com a Mainline de 2010, eu já peguei algumas, o que você espera dessa coleção?

Espero que cheguem todas por aqui, o que é muito pouco provável, segundo ouvi dizer por fonte fidedigna, a miniatura “caça-fantasmas” (Ghostbusters Ecto I) não vem para o Brasil, ela está difícil também nos EUA, você não a encontra nas lojas de lá como K Mart e Target, e mesmo no vasto mercado americano você não consegue achá-la por menos de US$ 25,00, há uma semana atrás estava por US$ 5,00, foi por esse preço mais frete que consegui uma de um amigo meu de lá. Existem muitos mainlines bonitos na linha 2010, sem dúvida vão encher os olhos e as garagens dos colecionadores daqui.

Imagem

Vamos agora falar do Blog do Big Bear, desde quando ele existe? Qual é a taxa de visitação diária dele?

Ele existe desde Julho de 2010, entrou agora no seu nono mês de vida, ainda é um bebê (risos). A taxa diária, a última vez que olhei foi em 19/02/2010 naquela data ele teve 30.264 visitas, hoje estou com 535.181 visitas e estamos entrando no nono mês, vamos arredondar para 500.000 em oito meses, isso da uma média de 62.500 visitas por mês, ou 2084 visitas por dia, isso contando com os quatro primeiros meses que ele era “desconhecido”, e foi sendo “conhecido aos poucos”, hoje 02/03/2010 às 19 horas e 15 minutos ele está com 25.768 visitas (no dia), sem sombra de duvida, sobre Hot Wheels é o mais visto do Brasil.

Não estou respondendo sua pergunta com intenção de me gabar, ou de afirmar “eu sou o cara”, não tenho essa pretensão, nem essa prepotência, mas esses números me deixam extremamente feliz, pois é um trabalho feito com coração, com o máximo de qualidade, veracidade de informações, para prestar um serviço não só ao colecionador, mas também ao amante do automóvel 1/1, mostrando lançamentos e também carros antigos ícones da nossa indústria, e da indústria americana, e informar também as amantes do automobilismo em geral.

Imagem

Segundo esses números do seu site, ele é um dos mais visitados do Brasil, você tem visitas de que parte do mundo?

Tenho visitantes de todo o planeta, visita da Ilhas Faroe, Jamaica, Iraque, Nova Zelândia, Nigéria, Saara Espanhol, Suriname, Malásia, Coreia do Sul, além dos tradicionais visitantes, EUA, Alemanha, França, Portugal, Inglaterra, Argentina, Austrália, Japão, etc.

Eu vi que você não foca apenas em miniaturas no Blog do Big Bear, poderia nos dizer qual o conteúdo do seu blog e qual o foco dele?

O foco principal são as miniaturas, mas também o automobilismo em geral, os grandes pilotos de todas as épocas, o automóvel 1/1, o atual, o antigo, o clássico.

Imagem

No seu ponto de vista, qual seria a pessoa mais importante do mundo do colecionismo, avaliando tudo, desde o que fez, onde trabalhou e o que está fazendo para felicidade de nós colecionadores?

Se eu citasse só um nome seria injusto com muitos, se eu citar todos, passarei uma semana escrevendo, então vou citar Larry Wood, sou seu fã, os designs que ele fez para a Hot Wheels ao longo de vários anos, já entraram para a história do colecionismo, e ficarão eternamente, seu nome está na história, mas não poderia deixar de citar Phil Riehlman e Wayne Scott.

Imagem

Sempre pergunto isso, mas no seu caso como tem bastante experiência e é realmente uma chance única, o que você poderia dar como dica pros colecionadores que estão começando agora a colecionar?

Vou colocar como resposta as dez regras que fiz para mim mesmo e que coloquei no blog para quem achar útil:

1. É totalmente impossível possuir todos os itens dentro do universo de milhares de miniaturas existentes, com variações de cor, tamanho, fabricante, etc.
2. Estipule um percentual ou valor de sua renda para a aquisição destas miniaturas, que lhe traga alegria pelas peças adquiridas, e não preocupação por ter gasto demais e não ter capital suficiente para pagar o condomínio.
3. A tentação é grande, sempre haverá mais algumas peças que você quer comprar, selecione bem conforme seu gosto pessoal, não ultrapasse os limites estipulados por você mesmo.
4. Lembre-se que antes de tudo, a coleção é para o seu prazer, lazer e satisfação pessoal e não para trazer-lhe problemas e aborrecimentos, sejam eles quais forem e de qualquer natureza.
5. Sempre haverá outro colecionador que possui uma determinada peça que você não possui, mesmo que ele possua 10 peças e você possua 10.000 peças, portanto concentre-se apenas e tão somente na sua coleção, esqueça a coleção alheia, não entre em competição por qualidade e principalmente por quantidade.
6. Sempre haverá muitos que desejam “aquela miniatura” que só você possui, então extrema cautela com os "amigos colecionadores", e cuidado com a recíproca, pois você desejará “aquela miniatura” que só os outros possuem, não entre em “paranóia” para consegui-la, deixe a cargo do destino, quando você menos esperar ela aparecerá em suas mãos.
7. Estabeleça um "foco" (tema) em sua coleção, ficará mais fácil de administrá-la. Conscientize-se dos objetivos que você já traçou, isso ajuda muito, faça como o Tio Patinhas nunca abandone a sua primeira moeda, aquele matchbox velho e todo ralado que seu pai lhe deu quando você tinha cinco anos, é o maior tesouro da sua coleção.(O meu primeiro matchbox velho e ralado não vendo nem por um milhão de dólares)
8. Participe de um grupo, associação, blog, site de colecionadores faz muito bem para a sua auto estima, abre novos horizontes, trazendo-lhe novas amizades, novas fontes de aquisição (trocas, compras e vendas), novos conhecimentos, aprofundamento sobre o assunto e novas oportunidades. Porém fique atento ao 5º e ao 6º Mandamentos.
9. A sua coleção é única, ninguém tem outra igual, mas toda coleção tem começo, meio e um dia o fim, seja em número de objetos, por falta de espaço em casa, (não vá guardar miniaturas dentro da geladeira) ou para dedicar mais tempo à família, pela chegada da sua morte, ou pelo simples prazer de pensar que todos aqueles desejos já foram realizados. Muitos poder “ver” esta última frase como utopia, pois a ambição é latente e sempre queremos mais.
10. Divirta-se o com ela o quanto puder, se vanglorie dela para os amigos e estranhos, sinta-se feliz e realizado ao olhar suas peças, principalmente aquelas que lhe foram de árdua busca. Orgulhe-se muito de seus "TESOUROS", pois ela (a coleção) é um dos motivos de sua felicidade, do sorriso em seus lábios e da feição alegre estampada em sua face.

Imagem

O que é colecionismo segundo o Big Bear? E quem é o Big Bear?

Colecionar é ter prazer no que se faz, se sentir bem, é o lazer, o anti-stress do dia a dia, a alegria depois da busca árdua da aquisição da peça tão sonhada e procurada, colecionar é fazer amigos (frase da minha amiga Mistery), fiz muitos nesse meio.

O Big Bear é o Sérgio, um homem simples e passional, mas que gosta das boas coisas da vida, viagens, automóveis, boa comida com um bom vinho tinto, uma cerveja gelada no sábado à noite com amigos ou com uma bela mulher (Adoro belas mulheres, risos), tenho uma frase:

Depois de mulher o que eu mais gosto é carro e miniaturas (necessariamente nessa ordem, risos!).

Também gosto de um jogo de tênis, e de ver o timão no Pacaembu no domingo.

Sou um cara que ama a família, os amores, um cara expansivo e espontâneo, que adora a vida, e tem muitos amigos. Um cara que fala a verdade doa a quem doer e não leva desaforo para casa, isso me gerou alguns desafetos, pouco me importa, pois amigos tenho muitos e principalmente muita gente que me ama, em todos os sentidos.

Imagem

Meu bom amigo foi uma honra conhecer você no evento de queima de estoque da Semaan e muito obrigado pro nos ceder mais uma grande entrevista e este espaço final é para você pode deixar suas últimas palavras para nossos leitores.

Tudo que você fizer na vida, faça o melhor que puder com coração, alma, mente e alegria.

Agradeço a Deus pela maravilhosa oportunidade que me deu de existir, a minha mãe que me deu amor, carinho e me ensinou o que é ter caráter, a meu pai, um homem duro e disciplinador, que me ensinou a ser “durão” e “encarar de peito aberto e punhos serrados” as dificuldades e contratempos da vida, a você Icaro por me ceder esse espaço e pela nobre honra de sua amizade, e também a todos que tiverem a paciência de ler essa entrevista, e a todos que frequentam o blog do Big Bear, e o Diecast Connection.

Agradeço também a essas pessoas que fazem ou já fizeram parte da minha vida como Cassandra da Costa Itusgarrai Marinho, Heloar Maya, Etienne Raseira, Analú Gilli Montecchio, Adriana Neiva, Mirian Lordelli e Monisa de Britto.

Um forte abraço a todos.

Sérgio "Big Be@r".

Icaro Alencar de Freitas
E o grande profeta disse "Kachachau!"

Imagem

Twitter Oficial - @dcconnection

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico: Re: Diecast Connection Entrevista Sérgio "Big Be@r" Marinho
MensagemEnviado: Sáb Mar 06, 2010 11:24 am 
Moderador

Data de registro: Qui Mar 26, 2009 9:44 pm
Otima Entrevista Icaro. ;)
Não conheço o BB pessoalmente...mas ja troquei uma ideia via net com ele.
Pessoa simples.....e que manja muito de minis.
Parabéns.

[]s :mrgreen:

Perfil E-mail  

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 2 Mensagens ]